De origem russa com ascendência alemã e naturalização brasileira, Elke Georgievna Grunupp foi uma importante figura artística de seu tempo. Modelo, apresentadora, cantora, atriz, jurada de calouros, performer, empresária, ativista e maravilhosa em tudo o que fazia, Elke é uma forte inspiração para mim desde a infância. Confessado isto, nesta postagem gostaria de falar sobre a breve e rápida passagem de Elke pela música.
Em 1980, Elke lançava juntamente com Cidinha Campos e Berta Loren, o seu primeiro trabalho fonográfico: o registro da apresentação do stand up "Humor Só Para Mulheres", que tinha como intuito desconstruir o machismo presente na comédia brasileira.
Em 1983, Elke já era uma celebridade reconhecida para o grande público. Com o sucesso de sua presença e opinião em corpos de jurados, por meio da gravadora Chantecler, Elke lançou o seu primeiro e único LP em vinyl 7'', contendo apenas duas canções, uma em cada lado do disco. A produção sonora misturava a suave e descontraída voz de Elke com elementos de funky e soul music, adicionado ao rock e à MPB.
No lado A, com a canção "Jóia Rara", Elke declama sua personalidade ao público: "quem sabe, sabe, me conhece, gosta...se me criticarem, eu viro as costas". E assim declara que é uma joia rara na indústria do entretenimento. Disso muitos já sabiam, outros nem tanto, pois os anos oitenta foi um período de transição na imagem de Elke, o que dividiu a opinião do público em massa.
A canção tem uma atmosfera carnavalesca, Elke se diverte com as brincadeiras de sua voz, com gritinhos, "uuhs e aaais", revelando um aspecto disco na canção. O mais marcante é a guitarra e o baixo que acompanham as frases sussurradas de Elke.
Já no lado B, encontramos a canção "Que Vontade de Comer Goiaba", que nos surpreende com uma atmosfera latina, principalmente nordestina. Novamente, Elke brinca com a voz, entre gritinhos e sussurros, elucida diversas frutas e iguarias do norte/nordeste. Declarando seu amor pela terra que escolheu viver. Elke até declara que "se Adão fosse nortista, juro que ele não pecava, em vez de comer maçã, Adão tinha era comido muita goiaba". O refrão desta música é fácil e pegajoso na mente, tem um ar descontraído, pode parecer engraçado, mas no final vai lhe trazer diversão.
E era assim que Elke Maravilha tornava sua vida uma joia rara, em tudo o que a artista fazia tinha sua personalidade excêntrica de alguma forma. Então, caso vocês tenham interesse em ouvir o disco, basta clicar na imagem abaixo para descarregar o ficheiro.
Que nossa Elke esteja viva e presente em nossas memórias, olhos e ouvidos.
Uma joia rara nunca perde seu brilho.
Espero que gostem, até a próxima!
Enjoy!
Nenhum comentário:
Postar um comentário